KWS
   
 

Pastoreio direto

Beterraba em pastoreio direto

Aproveitar a beterraba em pastoreio direto é a forma mais rentável e prática de aproveitar a beterraba. Além do mais permite aproveitar as folhas, que são uma excelente forragem verde , com um conteúdo em proteína de 16%. Os animais podem comer perfeitamente no campo as folhas e as raízes de beterraba. No entanto há que considerar o seguinte:

Nem todas as variedades são adequadas para pastoreio. Os melhores resultados são obtidos com beterrabas tipo semi-forrageiro, como a GERONIMO, cujos teores em MS são mais baixos, mas com grande parte da raíz acima do solo que é assim facilmente aproveitada pelos animais.

A beterraba é muito apetecida pelo gado e por isso deve controlar-se o tempo de acesso para controlar a sua ingestão, sobretudo em animais em produção intensiva de leite. A melhor forma é usar um pastor eléctrico que se vai movendo diariamente.

Deve estabelecer-se um periodo de adaptação e ir vigiando os animais sobretudo nos primeiros dias da transição.

A beterraba GERONIMO permite-nos dispor de uma pastagem energética, disponível desde meados do outono até à primavera seguinte, um periodo de 6 meses, quando as pastagens e as forragens são mais escassas.

 

Vídeo - Pastoreio direto da variedade GERÓNIMO em Corcos, Valladolid