KWS
   
 

Beterraba em fresco

Após 4 ou 5 meses de crescimento a raíz da beterraba já está bem formada, continuando contudo a crescer desde que se reunam as condições apropriadas. A sua máxima produção é atingida após 8 ou 9 meses de crescimento da cultura. Em Portugal e Espanha a raíz conserva-se perfeitamente na terra durante todo o inverno, mesmo com geadas fortes, sem se estragar. Como referência temporal pode pensar-se na cultura da batata. Se na zona em questão se semeiam batatas, a beterraba pode semear-se na mesma altura ou até mesmo antes.

 

 

 

Datas de sementeira mais adequadas na Península Ibérica:

PT_sementeira_2017

O período durante o qual a beterraba pode permanecer na terra está condicionado pelo aparecimento da espiga. Na sementeira de primavera esta aparece após o inverno, no inicio da primavera seguinte, em que começam a crescer folhas novas e surge o talo floral. Neste caso a beterraba pode estar mais de um ano na terra. O que permitirá dispor de uma forragem durante todo o outono e o inverno.

Foto_feedbeet.jpg

 

Armazenamento no Outono-Inverno

ES_2017_remo_fresco_2

Durante o inverno a beterraba pode ser armazenada ao ar livre, sem ser tapada, para que o monte respire e não aqueça. Em caso de risco de geadas, ou por debaixo de -5ºC,  o monte da beterraba debe ser coberto com palha ou uma lámina plástica.

Não se debe exceder os 2 m de altura e os 4 m de largura. Caso isto não se cumpra corre-se o risco de que a beterraba fermente e se percam nutrientes através dos líquidos efluentes. Caso se faça um monte alongado, a largura deverá ser um pouco menor, 3m.. Caso a beterraba congele, normalmente a camada mais superficial, ou no lado mais frio, esta deverá ser a beterraba mais rapidamente,  consumida uma vez que esteja descongelada.

O monte debe fazer-se de preferencia sobre um pavimento de cimento.

 

 

 

Vídeo - Alimentação de beterraba fresca com carro Unifeed

 

Vídeo - Alimentação com beterraba fresca com carro Unifeed